quinta-feira, 4 de abril de 2019

EDUCAÇÃO / Projeto de Trânsito na Escola é desenvolvido com 162 alunos do Ensino Fundamental de Riacho da Cruz/RN


           O município de Riacho da Cruz/RN aderiu ao "Projeto Educação de Trânsito na Escola" realizado pelo 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual - D.P.R.E, de Pau dos Ferros/RN e com apoio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto iniciou no dia 29 de março e a segunda aula ocorreu neste dia 03 de abril, envolvendo 128 alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Camila de Léllis e 43 alunos do 4° e 5º ano da Escola Estadual Camilo de Léllis. 
        De acordo com o Instrutor, Sargento Neuzemar, a ação possibilitar conscientizar as crianças sobre as normas de trânsito, a fim de repassar informações importantes as famílias, diminuindo assim o índice de acidentes.

A educação para o trânsito começa na escola!

        Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente. Os dados de fatalidades no trânsito brasileiro são alarmantes. As principais causas dos acidentes de trânsito são: 

→Exceder a velocidade permitida e alertada pela sinalização ; 
→Não usar o cinto de segurança; 
→Dirigir alcoolizado; 
→Dirigir drogado; 
→Praticar violência por intolerância ;
→Dirigir falando ao celular;
→Conduzir o veículo com sono; 
→Estar desatento ao dirigir; entre outras. 

        Falta de atenção, excesso de velocidade e desobediência à sinalização têm destaque na relação apresentada. Certamente, essas evidências se encaixam no rol de atitudes de indisciplina e de desrespeito, o que justifica a importância de se ensinar trânsito, assimilado ainda a outros importantes temas transversais, em especial: ética; pluralidade cultural; meio ambiente e saúde .





Nenhum comentário:

Postar um comentário