quarta-feira, 18 de março de 2020

Equipes da Atenção Primária (eAP) de Riacho da Cruz realizam orientações na Sala de Espera das Unidades de Saúde sobre a Prevenção do Coronavírus (COVID-19).


       A Sala de Espera de uma Unidade Básica de Saúde é um espaço importante para a prática educativa de promoção da saúde, pois é nela que as pessoas se agrupam para aguardar atendimentos, onde na maioria das vezes ocorre a troca de experiências vividas entre elas. Pensando nisso, as equipes da Atenção Primária (eAP) de Riacho da Cruz com apoio da Secretaria Municipal de Saúde realizam as orientações na Sala de Espera das unidades falando sobre os cuidados e prevenção com o novo CORONAVÍRUS (COVID-19).  
       As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Os profissionais estão orientando sobre cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.











Nenhum comentário:

Postar um comentário