quarta-feira, 13 de novembro de 2019

RESULTADOS POSITIVOS NO IGD-M: Município de Riacho da Cruz atinge a nota 0,94 em dados referentes ao Cadastro Único.

Clique para ampliar. 
        O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) para os municípios (IGD-M) mede mensalmente as Taxas de Atualização Cadastral e de Acompanhamento das Condicionalidades de Educação e Saúde. Com base neste índice, que varia de 0 (zero) a 1 (um), são calculados os repasses financeiros que o Ministério da Cidadania realiza aos municípios para ajudar na gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família.
           Os repasses desses recursos são realizados pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) para o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) do município. O último repasse teve com base no índice 0,94 do IGD-M referente ao mês de agosto de 2019. A relação entre os recursos recebidos pelo município e o saldo em conta corrente mostra que o município está executando bem os recursos transferidos através do IGD-M.
          O município já vem realizando as atividades de cadastramento e possui em (setembro de 2019): 637 famílias inseridas no Cadastro Único; 602 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos; 559 famílias com renda até ½ salário mínimo; e 531 famílias com renda até ½ salário mínimo com o cadastro atualizado.
           A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 94,99%, enquanto que a média nacional encontra-se em 84,31%. A TAC é calculada dividindo o número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo com cadastro atualizado pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo, multiplicado por cem.
        Isso significa que o cadastro no seu município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público-alvo do Cadastro Único. O município pode obter mais informações sobre a gestão do Cadastro Único no site http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário