quarta-feira, 23 de outubro de 2019

VI URSAP / Agentes de Endemias de Riacho da Cruz participam em Martins/RN, da Capacitação sobre o Programa de Controle da Doença de Chagas.



          No dia 21 de outubro, na cidade de Martins, no Alto-Oeste do Rio Grande do Norte, iniciou a capacitação do Programa de Controle da Doença de Chagas para Agentes de Endemias dos municípios de Martins, Serrinha dos Pintos, Portalegre, Viçosa, Riacho da Cruz, Umarizal e Olho D’água do Borges. 
       O curso, cujo objetivo é treinar os profissionais no combate ao teiatomíneo (barbeiro) e borrifação para o agravo doença de chagas,  está sendo ministrado por técnicos da SESAP e VI URSAP. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Martins, por meio da Secretaria de Saúde, cuja titular da pasta, Maria Joselanny Maia de Oliveira, foi vital para realização desse treinamento a vários municípios da 6ª Região de Saúde.

O que é Doença de Chagas?
           A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

Quais são os Sintomas da Doença de Chagas?
          A Doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que é a aguda e a crônica. A fase aguda, que é a mais leve, a pessoa pode apresentar sinais moderados ou até mesmo não sentir nada. Na fase aguda, os principais sintomas são: febre prolongada (mais de 7 dias); dor de cabeça; fraqueza intensa; inchaço no rosto e pernas.














Nenhum comentário:

Postar um comentário