segunda-feira, 9 de abril de 2018

Secretaria de Saúde de Riacho da Cruz promove Ações (Teste do Pezinho e Vacinação da Hepatite B e BCG) de Bebês no Centro de Saúde Júlia de Paiva Nobre


     A Secretaria Municipal de Saúde de Riacho da Cruz - RN promoveu nesta segunda-feira (09/04) as ações (Teste do Pezinho e Vacinação Hepatite B e BCG) de Bebês na Sala de Vacina do Centro de Saúde Júlia de Paiva Nobre. A diretora da Unidade e Técnica de Enfermagem, Socorro Paiva; técnicos de enfermagem e enfermeiros participaram da ação.  No primeiro ano de vida, o bebê recebe as vacinas para evitar formas graves de várias doenças. 
      A vacina da hepatite B é administrada logo após o nascimento, com o objetivo de prevenir a infecção pelo vírus da hepatite B, sendo indicada em dose única a partir do nascimento até os 5 anos de idade. Já a vacina BCG, protege o bebê contra formas graves da tuberculose, evitando assim uma injeção no primeiro mês de vida.
      No caso do teste do pezinho, ele é realizado com uma pequena picada no calcanhar com objetivo de encontrar doenças e tratá-las a tempo, antes que elas afetem o desenvolvimento do bebê. O teste consiste em obter e analisar uma amostra de sangue do recém-nascido, a fim de detectar doenças metabólicas, infecciosas, congênitas e/ou genéticas. Dever ser feito após 48 horas do nascimento, para que não seja influenciado pelo metabolismo da mãe. 

Confira alguns registros:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário