quinta-feira, 7 de maio de 2015

SEMARC: Atenção Produtor Rural Vacine seu rebanho Contra a Febre Aftosa!!!

Desde a última sexta-feira, 1º de maio, teve início a Primeira Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2015 no município de Riacho da Cruz, o prazo estende-se até o dia 31 de maio para que todos os criadores de gado bovino do município vacinem seus rebanhos contra a doença. Os criadores tem até 15 de Junho para comprovação da imunização dos rebanhos junto a Secretaria Municipal de Agricultura. 

“Agora, mais do que nunca, é importante que o criador atenda ao nosso chamado e vacine seu rebanho, pois, temos o compromisso de manter o nosso estado como zona livre de febre aftosa com a vacinação. Essa é uma responsabilidade nossa, governo e criadores”, afirma o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Magnus Kelly.
A comprovação da vacinação contra a febre aftosa deve ser feita na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, onde o criador deve apresentar a nota fiscal de compra das vacinas e atualizar o cadastro do seu rebanho junto à secretaria. “Precisamos, hoje, de uma grande parceria com os criadores, pois temos o mesmo objetivo que é vacinar para manter a área livre contra a febre aftosa”, destacou ainda o secretário.
Além da vacinação do rebanho, os criadores devem comprovar a imunização na sede da Secretaria Municipal de Agricultura. A não vacinação do rebanho no período permitido pode acarretar em multa por parte do IDIARN. “Além das multas, os criadores inadimplentes com a vacinação não poderão transitar com os animais fora da área de suas propriedades, pois não conseguirão emitir as GTA’s (Guias de Trânsito Animal)”, assim como realizar o abate dos animais no Abatedouro Público Municipal.
O secretário de agricultura lembra ainda que todos os produtores que adquiriram animais através de financiamento do PRONAF devem realizar a vacinação, pois não o fazendo, ficarão impedidos de obter novos financiamentos.
Após a finalização do prazo para a comprovação, os técnicos do IDIARN darão início à busca dos criadores inadimplentes com a fiscalização das propriedades, de acordo com o levantamento realizado pelas unidades regionais do órgão. Os criadores inadimplentes receberão o auto de infração e serão informados sobre a multa correspondente ao tamanho de seu rebanho não vacinado, além de terem que cumprir a vacinação em prazo especial, com o acompanhamento de fiscais estaduais agropecuários.




Riacho da Cruz "Em Boas Mãos"
Controle Social, Transparência e Cidadania!

Nenhum comentário:

Postar um comentário