sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Equipe da Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz e Topógrafo realizam Mapeamento da Trilha dos Pioneiros


       A Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz na administração da Prefeita Bernadete Rêgo vem desenvolvendo ao longo dos meses o potencial turístico do município através de espaços naturais poucos conhecidos. Na oportunidade, o Agente de Desenvolvimento Jaldesmar Costa, os Membros dos Grupos de Escoteiros: Antonio Gomes e Francisco Alves e o topógrafo Canindé estiveram na terça-feira (22/09) realizando o Mapeamento da Trilha dos Pioneiros. O objetivo foi conhecer o percurso que inicia na Comunidade Rural do Sítio Cabaços em Riacho da Cruz e finaliza no Sítio Santa Tereza em Portalegre - RN ou vice-versa, onde posteriormente será desenvolvido um Mapa Turístico com todas as informações necessárias para que o visitante ou turista possa realizar a Trilha de forma satisfatória, além de receber em breve toda sinalização e melhorias de acesso.
        Esse trabalho vem sendo desenvolvido após a inserção do município no Projeto Circuito das Serras Potiguares coordenador pelo Professor Gilton Sampaio e a Colunista Soraya Vieira que tem o objetivo de desenvolver o Turismo no Alto Oeste Potiguar. O nome da trilha se deu pelo fato de proporcionar forte aventura e diversão para quem deseja explorá-la, pois a Trilha além de proporcionar o Turismo Ecológico, também é um forte atrativo de Turismo de Aventura.
         O percurso inicia chegando até uma caverna, onde o turista consegue adentra-lá e conhecer os elementos característicos da região como: Pedras, Rochas, Plantas Nativas, além do contato com a diversidade da Caatinga, belas Paisagens e vistas Panorâmicas da região. Um fato histórico refere-se à presença de Fendas conhecida como “Os Caldeirões”, onde nos meses de inverno as águas que correm nas fendas geram forte barulho no local e as pessoas aproveitam para o banho. 
         Há também duas formações rochosas no caminho, a primeira é uma pedra grande e redonda conhecida como a “A Pedra da Princesa Encantada” que ao batê-la acaba produzindo um som metálico ecoado entre as serras, além disso, os moradores afirmam que segundo a Lenda da região existe uma moça encantada dentro da pedra. Do outro lado, há uma pedra lisa e extensa onde já foram celebradas várias novenas naquele espaço. O fato é que a Trilha reserva forte aventura e conhecimento, além de contato maior com o meio ambiente, onde em breve estará se inserindo no roteiro turístico do município e do Rio Grande do Norte.

Acompanhe os trabalhos de Mapeamento da Trilha:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário