quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Carta de um cidadão riacho-cruzense

      A população de Riacho da Cruz/RN, esta pequena cidade do interior conhecida pela receptividade de seu povo, suas belezas e tranquilidade típica têm convivido com uma realidade preocupante nos últimos meses, a falta de segurança que aflige não apenas a nossa antes, pacata cidade, mas todas as cidades da nossa região. Quando acontece qualquer roubo, assalto, ou coisa do tipo, é um verdadeiro 'alvoroço' não se fala em outra coisa na cidade, mas, muitos se questionam, onde estão as autoridades? Munidos destas perguntas, os cidadãos sempre que encontram Prefeitos, Vereadores, ou outras autoridades locais pedem apavorantemente que se dê um basta na violência. O fato é que até mesmo os governantes muitas vezes se vêem de mãos atadas, pois, como podem cobrar a eficiência desejada de três ou quatro homens que 'fazem' a segurança de mais de 3.000 mil pessoas? Outras perguntas surgem e o tempo passa, a cada dia coisas piores vão acontecendo. Vemos as drogas adentrando nossas tranquilas cidades e com elas a criminalidade, a marginalização dos nossos filhos.
      Nos dias atuais, sente-se a necessidade de uma ação pontual que venha amenizar as ameaças que impedem cada dia mais os cidadãos de bem de nossas cidades de exercerem seu direito de ir e vir. Aqui em Riacho da Cruz/RN, por exemplo, ir a cidade vizinha de Umarizal/RN é caminhar numa rota de incertezas, pois, pode ser que no caminho percamos nosso transporte que conseguimos comprar com tanta dificuldade, isso sem falar de nossos pertences pessoais, nossa saúde, nossa dignidade ou até mesmo nossa vida. Até agora coisa pior não aconteceu, graças a Deus, mas, quem pode afirmar que não irá acontecer em breve. Ficamos nesta incerteza e aguardamos das autoridades competentes um Socorro o mais breve possível, pois, sabemos que legalmente a Segurança Pública é dever do estado, direito e responsabilidade de todos e que compete a união estabelecer a política de segurança, auxiliando na sua implementação, entretanto, quem sempre leva a culpa é o lado mais próximo do povo, ou seja, a administração dos municípios que recebem diariamente críticas que denotam culpa e unicamente culpa sua, mas, na grande verdade, a questão da segurança pública não pode ser vista como um jogo de culpas e sim como reza a constituição têm que ser uma construção coletiva, onde todos são co-autores. Os municípios têm na medida do possível feito seu papel, tem ajudado a polícia, apoiando-os de diferentes formas, mas, faltam policiais nas ruas, assim como estrutura nas delegacias. Afinal, o que falta todos nós já sabemos, mas, faz-se necessário que o Governo do Estado e o Governo Federal também atuem enquanto parceiros para que os resultados possam surgir o quanto antes.
      Aqui em Riacho da Cruz/RN especificamente é de perder de vistas o número de vezes que a Agência dos Correios já foi assaltada e os usuários feitos reféns, isso quando seus pertences não são levados, fato que impossibilitou a agência de continuar com suas atividades normais, agora, quando queremos fazer depósitos ou saques temos que nos dirigir a outros municípios e isso não resolve, apenas piora o problema, tendo em vista que nos arriscamos ainda mais. Sem falar no Posto de Gasolina, assaltado por 11 vezes. Nossos habitantes têm seus pertences tomados nas estradas diariamente, entre outras coisas que vêm acontecendo com frequência e que estão 'tirando' o sono do nosso povo que se vê refém do medo. Deixo aqui minha indignação e espero providências sérias de todos os que, direta ou indiretamente, possam estar levando sua parcela de contribuição para que a Paz possa ser resgatada em nossa cidade.

Um cidadão riacho-cruzense preocupado com o caus na Segurança Pública da nossa cidade e região!

Nenhum comentário:

Postar um comentário