quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Município realiza reunião sobre Plano Municipal de Saneamento Básico

          O município de Riacho da Cruz/RN está elaborando o seu Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB este que é exigência do Governo Federal determinado pela Lei Nº 11.445/2007, a "Lei do Saneamento Básico" que tem por objetivo fomentar a elaboração e implementação dos planos em todo o país.
        Riacho da Cruz está desenvolvendo o trabalho de elaboração do PMSB sob a coordenação dos Técnicos Alex do COPIRN e Alison da NEO META e um Comitê Municipal já foi formado para auxiliar nos trabalhos de mapeamento da atual situação do município, com vistas na identificação das falhas e otimização das ações já existentes no que se refere ao saneamento básico. O Comitê Executivo Municipal é formado por representantes dos mais variados setores da Sociedade Civil Organizada e do Poder Público, como por exemplo: Igreja Católica, Professores, Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Administração, Obras e Urbanismo, Transportes e Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara Municipal, dentre outras representações, este que é Coordenado pelo Secretários de Educação Giordano Freitas e Agricultura Magnus Kelly.
          Os trabalhos seguem, e a comissão realizará uma intervenção no município, aplicando questionários em todos os pontos da zona urbana e rural para identificar os principais problemas que a população enfrenta nos quatro eixos de trabalho que compõe o plano, são eles: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Manejo de Resíduos Sólidos e Manejo de Águas Pluviais.
           Em breve os Questionários também estarão disponíveis On Line, aqui no Blog para que todos os riachocruzenses que assim desejarem possam consultar o PMSB do município, apresentar seus principais problemas e buscar juntos soluções para enfrentamento dos mesmos, com vistas na formulação de um plano que traduza os anseios da população, melhorando desta forma a qualidade de vida na cidade com respeito ao meio ambiente e seus recursos naturais. Também serão realizadas audiências públicas e elaborada a Lei Municipal que será apreciada pela Câmara Municipal até a data limite para a conclusão do plano, 31 de Dezembro de 2013.

             Para Conhecer um pouco sobre a temática dos Planos Municipais de Saneamento Básico estamos disponibilizando Abaixo o Link para a Cartilha Informativa da Estância Turística de Itu-SP para que os internautas possam se inteirar melhor do que vem sendo discutido no âmbito do município. Lembre-se que a Cartilha traz informações do município de Itu, portanto, serve apenas para instigar nos leitores uma noção do que seja Saneamento Básico e Plano Municipal de Saneamento Básico.



                Na tarde desta Quarta-feira, 16/10, o Comitê Municipal esteve reunidos com os técnicos do COPIRN e da NEOMETA para discutir questões relativas ao processo de elaboração do PMSB e traçar rotas para a aplicação dos questionários em todo o município de Riacho da Cruz. A reunião aconteceu na Câmara Municipal, RUa: 07 de Setembro Palácio "Francisco de Oliveira Silva".

Confira as Fotos da reunião:

 Comitê Executivo Municipal

 Comitê Executivo Municipal

 Comitê Executivo Municipal

 Comitê Executivo Municipal

 Comitê Executivo Municipal

Alex - Técnico do COPIRN

Alex - Técnico do COPIRN

 Comitê Executivo Municipal

 Comitê Executivo Municipal

Alex - Técnico do COPIRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário