quarta-feira, 5 de junho de 2013

Município se inscreve na Edição 2013 do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar





       Riacho da Cruz/RN acaba de se inscrever na edição 2013 do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. O município que já conquistou por duas vezes o prêmio, sendo semifinalista em outras edições, este ano traz como diferencial os Projetos desenvolvidos nas Unidades de Ensino com foco na Eficiência Nutricional, por meio do incentivo às Hortas Escolares e Capacitação das Merendeiras.




Metodologia de Avaliação e Seleção das Prefeituras.

Coleta e organização dos dados

Após receber todos os formulários de inscrição, a equipe da AFZ começa a analisar os dados das prefeituras.

Análise de Cardápios

Todos os cardápios enviados pelas prefeituras inscritas são avaliados e receberam uma nota. A partir das notas, um ranking é elaborado para cada região do País (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). A análise dos cardápios leva em consideração dezoito critérios, tais como: oferta dos seis grupos alimentares básicos (cereais e tubérculos; leguminosas; vegetais; frutas; carnes e ovos; leite, queijo e iogurte), fornecimento de alimentação complementar, oferta de alimentos cujo uso deve ser moderado e o horário em que as refeições são servidas.

Análise qualitativa

As prefeituras que obtém as melhores notas de cardápio dentro de sua respectiva região passam por uma análise qualitativa, na qual todas as informações enviadas são lidas e avaliadas pela equipe da AFZ (Formulário de Inscrição, Formulário de Projeto, documentos referentes à execução do PNAE, atas das reuniões realizadas pelo Conselho de Alimentação Escolar, fotografias, vídeos, entre outros). As prefeituras mais bem avaliadas são definidas como semifinalistas e têm sua inscrição apresentada à Comissão Julgadora.

Definição das prefeituras finalistas

A Comissão Julgadora analisa a inscrição das prefeituras semifinalistas e escolhe as finalistas que vão receber uma visita técnica.

Realização das visitas técnicas

A equipe da AFZ, com o fundamental apoio do corpo técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de outros organismos, visita as prefeituras finalistas para conhecer in loco a execução do PNAE. Com duração de um a dois dias, as visitas técnicas são realizadas de surpresa e contam com uma série de atividades: verificação das informações declaradas no Formulário de Inscrição; entrevistas com nutricionistas, coordenadores, conselheiros de alimentação escolar, agricultores e empreendedores familiares rurais, merendeiras e alunos; visitas às unidades escolares, ao depósito central e à propriedade de pequenos produtores; consumo da alimentação oferecida ao alunado.

Definição das prefeituras premiadas

A Comissão Julgadora analisa os relatórios elaborados a partir das visitas técnicas e define as prefeituras que serão contempladas com o Prêmio.

Cerimônia de Premiação

As prefeituras premiadas são homenageadas durante uma cerimônia que ocorre em Brasília (DF), com a presença de Ministros de Estado, autoridades públicas e empresários de grande notoriedade nacional. Os gestores premiados recebem troféu, além de um certificado.

Fonte: http://acaofomezero.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário